quarta-feira, 24 de março de 2010


Mestre sempre iluminando nosso caminho!





Viagem com o Mestre para Aguas de Santa Barbara S.P





Viagem com o Mestre para Aguas de Santa Barbare S.P

segunda-feira, 15 de março de 2010


Memorial Pai Lin, www.cemetrac.com.br



Passagem

"Seguir" (sui), o hexagrama 17 do I Ching.

No início de 2000, em uma de suas últimas palestras em Atibaia, comentou que no final de 1999 tinha conversado com sua esposa dizendo que no próximo ano não mais estaria neste mundo, partiria aos 93 anos, como seu tio-avô (nota: os chineses consideram que o recém nascido tem 1 ano de idade).

Contou que na virada do ano de 1999 para 2000 ela quase não dormiu, acordando diversas vezes para verificar se ele ainda respirava, mas no dia seguinte sossegou e esqueceu do assunto.

Neste último encontro com seus alunos e discípulos falou diversas vezes sobre o sentido do hexagrama 17 do I Ching"Seguir" (sui). Contrariando seus hábitos, não assumiu compromissos de novos cursos para o ano que se iniciava.

A passagem do Mestre Liu Pai Lin ocorreu entre o final do dia 2 de fevereiro e o início do dia 3, data que no ano 2000 correspondeu exatamente ao início do ano novo segundo o calendário chinês.

[editar]Mensagem para os jovens

No final de 1999 o Mestre Liu gravou a pedido da MTV uma vinheta com uma mensagem dirigida aos jovens, traduzida por Jerusha Chang.

Nesta mensagem ele fala da necessidade do jovem aprender a realizar três transformações:

Ver Também

[editar]Ligações externas

[editar]Bibliografia

  • BIZERRIL, José. O Retorno à raiz: uma linhagem taoísta no Brasil. São Paulo (Brasil): Attar. 2007. ISBN 978 85 85115 27 0
  • DESPEUX, Catherine. Tai-Chi Chuan: arte marcial, técnica de longa vida. São Paulo (Brasil): Pensamento, 1987.
  • DESPEUX, Catherine. Tratado de Alquimia e Medicina Taoísta - Zhao Bichen. Madrid (Espanha): Miraguano, 1984.
  • LIU, Pai Lin; Saúde e Longevidade; São Paulo (Brasil); Espaço Luz; 4. ed; 2002.
  • LIU, Pai Lin (劉百齢 Em japonês RYU Hyakurei.); HAYASHI, Yoshitsugu (林義貢); e Kenichi Shioda (塩田憲一). "Transmissão dos Mistérios do Chi Kung da Linhagem Taoísta." [ 秘伝 道家氣功 ] Japão, editora:たま出版, 1995. ISBN 4-88481-426-6
  • LIU, Pai Lin ; HAYASHI, Yoshitsugu; e SHIODA, Kenichi. "Chi Kong Pai Lin Energização e Quiropraxia - Seitai com Energização"; São Paulo: Paolo´s Comunicação, 2008.
  • LIU, Pai Lin. (Entrevista com MIRANDA, Leila T. P.) "A arte de viver." Salvador (Brasil): Jornal "A Tarde", 25 ago, 1998.

Cursos de Formação Taoísta

Além do período reservado às práticas taoístas, a programação dos cursos oferecidos pelo Mestre Liu dedicava a maior parte do tempo para suas palestras, organizadas em torno de quatro temas interligados:

  • a filosofia de Lao Zi e a transmissão dos Seres Iluminados (em chinês este têrmo designa os indivíduos que atingiram um alto grau de realização espiritual) como fundamentos das práticas taoístas.
  • o estudo dos princípios taoístas na Medicina Tradicional Chinesa através do aprendizado da massagem Tui Na e da Fitoterapia Chinesa.
  • a realização espiritual através da meditação taoísta Tao In (Sentar a Calma).
  • a compreensão taoísta do I Ching como revelação dos ciclos de mutação na natureza e de como nos situar em relação ao nosso momento de vida.

A Mestra Jerusha Chang continua a seguir esta mesma estrutura nos cursos promovidos pela Associação Tai Chi Pai Lin.


Reconhecimento

Como agradecimento e reconhecimento da importância de seu trabalho, em 1990 a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o Mestre Liu Pai Lin com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade, lhe atribuindo o título de Cidadão Paulistano. No dia 13 de setembro de1992 é realizada uma grande reunião de praticantes de Tai Chi Pai Lin em sua homenagem no Vale do Anhangabaú.

O Mestre Liu recebe em 1994 o Diploma de Honra ao Mérito da Cidade de Belo Horizonte. Em 1997 é agraciado com o título de Cidadão Brasiliense, e em 1999 com o de cidadão Ribeirãopretano.

Seu filho, Mestre Liu Chih Ming (刘之明) (劉之明), é um renomado acupunturista, iniciado por ele nas linhagens taoístas. Dedica-se como o pai à transmissão dos conhecimentos recebidos destas linhagens. Ele criou no CEMETRAC (Centro de Estudos da Medicina Tradicional e Cultura Chinesa) o Memorial do Grande Mestre Liu Pai Lin, onde reúne objetos de uso pessoal, textos, fotos e homenagens recebidas por seu pai. Neste local anualmente celebra-se uma cerimônia em sua homenagem.

Diagnóstico e tratamento segundo a medicina taoísta

O programa Globo Repórter, em uma edição da década de 1990 dedicada aos problemas da coluna, reservou um segmento para acompanhar o diagnóstico e o tratamento pelo Mestre Liu Pai Lin de uma pessoa com este problema. O paciente era um praticante dedicado de capoeiraque estava exercitando sua arte com restrições devido às dores.

O programa o acompanha em sua consulta ao Mestre Liu, e tanto o paciente quanto o repórter se surpreendem com o diagnóstico de que o problema não seria apenas algo local, mas parte de um processo devido ao desequilíbrio de diversos meridianos, ocasionado pelo excesso de exercícios.

A prática da meditação Tao Yin é necessária tanto ao paciente quanto ao terapeuta

O diagnóstico pela medicina tradicional chinesa considera: a entrevista ao paciente; sua aparência, avaliando alterações em diversos locais como os olhos e a língua; a reação ao toque em pontos reflexos específicos nos meridianos, nos pés, na barriga; a percepção das alterações nos órgãos e vísceras através da análise do pulso; e a percepção do fluxo de energia vital pelo terapeuta.

Segundo a transmissão taoísta, para ser capaz de realizar este diagnóstico de energia é necessário que o próprio terapeuta cultive a sua energia vital através das práticas do Tao Yin.

O tratamento indicado pelo Mestre Liu incluiu sessões da massagem Tui Na, receitas de chás da fitoterapia chinesa, e a indicação do aprendizado das práticas de Chi Kung e de meditação que integram o Tai Chi Pai Lin. O programa o acompanha em alguns destes momentos.

O próprio paciente comenta no final da reportagem que percebe melhoras, mas que entende que o tratamento proposto é de médio a longo prazo.

Esta compreensão condiz com os princípios da medicina taoísta, que enfatiza a necessidade de reconhecer de acordo com o I Ching como a situação da saúde do paciente se insere em seu momento de vida e quais as perspectivas de mudança. A proposta de tratamento através das práticas taoístas considera que é necessário ao paciente ter instrumentos para manter por si mesmo sua saúde em equilíbrio após tratar o problema emergencial/local que o levou a procurar o tratamento.






Divulgação da Medicina Tradicional Chinesa

Diagrama do Taiji

O crescente reconhecimento de seu trabalho traz convites para participar de entrevistas em jornais, revistas e televisão, além de diversos congressos e seminários relacionados à área da saúde, onde divulga amplamente estas práticas associadas à Medicina Tradicional Chinesa.

A partir de 1985, seu renome internacional o leva a realizar diversos seminários na Argentina e no México. Viaja também ao Japão para dar palestras, onde seu discípulo Kenichi Shioda (塩田憲一) publica em 1995 um livro sobre as práticas do Tai Chi Pai Lin, "Transmissão dos Mistérios do Chi Kung da Linhagem Taoísta.".

Convidado pelo reitor Pierre Weil, assumiu a função de Diretor de Instrução de Longevidade da Universidade da Paz (UNIPAZ), em Brasília, ministrando cursos de formação nas suas unidades em Brasília e Salvador. Em 1994 cria dentro da UNIPAZ o Instituto Tao de Saúde e Longevidade da Universidade Holística Internacional de Brasília

Apesar de ter aprendido a falar um pouco de português o Mestre Liu preferia realizar suas palestras em chinês por assim ter mais fluência ao falar de conceitos mais profundos associados ao taoísmo. Seus tradutores mais frequentes foram discípulos ou membros da família como Maria Lucia Lee, Jerusha Chang, Tsai Shien Jong, seu filho Liu Chih Ming, e suas netas Nana Liu e Cinthia Liu.


Vinda para o Brasil


Em Taiwan casou-se com Liang Pei Yu, com quem teve 6 filhos.
Já aposentado da carreira militar, vem para São Paulo em 1975 em visita a familiares. Seu primeiro aluno brasileiro, Augusto Leitão, ainda adolescente, o encontrou por acaso ao passar por uma floricultura destes familiares no bairro da Vila Mariana, onde o viu praticando Espada Tai Chi. O Mestre Liu gostou do país e da amabilidade dos brasileiros, logo começa a dar aulas de Tai Chi Chuan fixando-se no salão da Missão Católica Chinesa.
A coragem de iniciar já com quase 70 anos uma nova vida em um país tão distante e distinto do seu demonstram sua vitalidade e seu espírito jovial.
Casa-se no Brasil com Geni Chen em 1983. No mesmo ano funda na cidade de São Paulo o Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental, onde além de oferecer seus cursos atende pacientes restabelecendo seu equilibrio energético através do Tui Na, da fitoterapia chinesa, e da prática do Tai Chi Pai Lin.
Em 1991 cria com a colaboração de Jerusha Chang a Associação Tai Chi Pai Lin, instrumento para ampliar a divulgação de seus ensinamentos e garantir a continuidade de sua transmissão.

sábado, 13 de março de 2010

Certo homem nascera cego, Nunca havia visto o sol e perguntou a respeito dele aos que podiam ver. Alguém lhe disse: "O formato do sol é como o de uma bandeja de bronze." O cego deu uma pancada na bandeja de bronze e ouviu-lhe o som. Mais tarde, ao ouvir o som de um sino, pensou que fosse o sol.

Depois alguém lhe disse: "A luz do sol é como a de uma vela." O cego apalpou a vela e achou que essa era a forma do sol. Mais tarde, apalpou uma chave (grande) e pensou que fosse um sol.

O sol é inteiramente diferente de um sino ou de uma chave, mas o cego não pode conhecer essa diferença, porque nunca viu o sol.

Mais difícil é ver o Tao do que o sol e, quando as pessoas não o conhecem, são exatamente como o cego. Mesmo que se faça o melhor para explicá-lo por analogias e exemplos, ele ainda aparecerá como a analogia da bandeja de bronze e da vela.

Pelo que se diz da bandeja de bronze, imagina-se um sino, e pelo que se diz da vela, imagina-se uma chave.

Desse modo, cada vez mais afastado se fica do Tao.

Os que falam a respeito do Tao às vezes lhe dão um nome de acordo com o que lhes ocorre ver, ou imaginar que ele é, sem o haverem visto.

São erros que acontecem no esforço para compreender o Tao."
Su Tungpo

sexta-feira, 12 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

fOTO DE MEU ARQUIVO PESSOAL
Experiência de quase morte
O Mestre Liu relatou diversas vezes em suas palestras uma experiência que o marcou neste período de guerras, incentivando sua busca de realização nas práticas taoístas: durante uma epidemia de tifo, foi dado como morto; seu corpo chegou a ser velado, o caixão estava pronto para recebê-lo, seus pertences foram distribuídos entre colegas.
Contava que percebeu-se num local onde o corpo de alguém parecido com ele estava sendo velado. Depois passeou pelas montanhas da região, indo a um local de difícil acesso onde reparou numa determinada placa. Voltando reconheceu que era seu o corpo que estavam velando, sentindo que ainda não estava preparado para esta transição, procurou retornar, surpreendendo a todos os presentes com seu despertar.
Já recuperado ordenou a alguns de seus soldados que fossem até o local onde em seu passeio teria visto aquela placa. Eles retornaram confirmando a existência da placa, com o mesmos escritos que ele observara sem nunca ter ido ao local. Seu relato desta experiência de quase-morte foi publicado em diversos jornais chineses da época.
Durante a época em que serviu como militar, o Mestre Liu Pai Lin costumava receber e conversar com praticantes das diversas tradições espirituais e modalidades de artes marciais chinesas.
A vinda do Mestre Liu para o Brasil em 1975 e sua obra de divulgação do Tai Chi Chuan pode ser considerada como parte de uma diáspora que divulgou esta tradição por todo o mundo. Outros exemplos deste movimento são seus irmãos de treinamento (têrmo que significa que compartilham mestres) Mestre Ma Tsun Kuen (馬存坤), que em 1973 mudou-se para Buenos Aires, Argentina, e Mestre Cheng Man Ching, que em 1964 transferiu-se para Nova York, Estados Unidos.
O Mestre Liu Pai Lin recebeu em 1993 o título de Presidente de Honra da Associação Internacional de Tai Chi Chuan de Taiwan (ROC), diploma oferecido pelos famosos Mestres Yang Yu Zhen (楊玉振) e Wang Yen Nien (王延年).
[editar] Carreira Militar

Chiang Kai-shek inspecionando os cadetes da Academia Militar Huangpu (Whampoa).

Segunda Guerra Sino-Japonesa: Batalha de Changde (常德), em Hunan.
Na China ingressa aos 17 anos na Academia Militar de Huang Pu (黃埔軍校, pinyin Huángpŭ Jūnxiào), onde se forma com destaque em 1928, na 6ª turma desta renomada escola.
Na carreira militar atinge o posto de general, chegando a comandar 60 mil homens. Durante este período de sua vida procurou usar seus conhecimentos do Taoísmo para beneficiar seus comandados.
O Mestre Liu Pai Lin serve o exercito chinês durante um período de grandes conflitos. Desde 1937 China e Japão estão envolvidos na Segunda Guerra Sino-Japonesa, a guerra se prolonga na Segunda Guerra Mundial, e mesmo com seu término os conflitos continuam devido à Guerra Civil Chinesa, relacionada à Revolução Comunista liderada por Mao Tse Tung (毛澤東).
Esta experiência real de combate aprofunda sua compreensão de que numa era onde as batalhas são disputadas com armamentos modernos que vão de metralhadoras a bombas atômicas não faz sentido aprender o Tai Chi Chuan apenas para vencer um inimigo exterior.
Sofre sete grandes lesões em guerra, sendo as piores nos joelhos. Recupera-se através dos treinamentos taoístas que pratica diariamente.
Em 1948 é convocado por Chiang Kai-shek (蔣介石) a participar da retirada dos republicanos para Taiwan.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liu_Pai_Lin#Carreira_Militar

quarta-feira, 10 de março de 2010


Formação em Tai Chi Chuan

Yang Chengfu em 1918
No Tai Chi Chuan é discípulo de dois Grandes Mestres:
Yang Chengfu (楊澄甫), (1883-1936), com quem estudou o Estilo Yang;
e Chang Chin Ling (Zhang Qin Ling, 張欽霖) (1887-1967~), que lhe ensinou além do Estilo Yang um outro estilo taoísta.
Durante a época em que serviu como militar, o Mestre Liu Pai Lin costumava receber e conversar com praticantes das diversas tradições espirituais e modalidades de artes marciais chinesas.
A vinda do Mestre Liu para o Brasil em 1975 e sua obra de divulgação do Tai Chi Chuan pode ser considerada como parte de uma diáspora que divulgou esta tradição por todo o mundo. Outros exemplos deste movimento são seus irmãos de treinamento (têrmo que significa que compartilham mestres) Mestre Ma Tsun Kuen (馬存坤), que em 1973mudou-se para Buenos Aires, Argentina, e Mestre Cheng Man Ching, que em 1964 transferiu-se para Nova York,Estados Unidos.
O Mestre Liu Pai Lin recebeu em 1993 o título de Presidente de Honra da Associação Internacional de Tai Chi Chuan de Taiwan (ROC), diploma oferecido pelos famosos Mestres Yang Yu Zhen (楊玉振) e Wang Yen Nien (王延年).

terça-feira, 9 de março de 2010


Criamos o Blog da Casa Viva para enviar dicas semanais sobre saúde, alimentação, estilo de vida, preservação do planeta etc, especialmente para você que é nosso cliente, amigo ou fornecedor que está interessado em viver mais e com maior qualidade de vida e também, para aqueles que precisam de uma dieta alimentar mais específica, como produtos sem glúten, lactose, diets etc, procurando sempre dar informações atualizadas para que não quebrem a cabeça pesquisando no mercado.


Gostaríamos muito que você participasse dando sugestões de tema, deixando seu comentário, depoimento ou até mesmo crítica, afinal nossa proposta é tê-los como parceiros . Cadastre-se no nosso blog, assim você receberá informações sempre que for atualizado.


Para entrar no blog acesse http://casa-vivanaturall.blogspot.com


Um abraço

“Acima da cabeça está o céu, abaixo dos pés está a terra. O Tai Chi Chuan é um treinamento de união do céu e da terra dentro do homem; é um treinamento de união do corpo e do espírito.A vida depende da energia primordial. A energia primordial é o Deus criador do universo e que está dentro de nós. O Tai Chi Chuan cultiva a Deus na medida em que preserva a energia primordial em nosso corpo.A vida é movimento. O Tai Chi Chuan é a prática que traz o verdadeiro descanso, porque seu movimento leva à serenidade. O Tai Chi Chuan é também uma forma de auto-massagem interna e externa, atuando em todos os sistemas orgânicos do corpo, promovendo a circulação do sangue e da energia.O Tai Chi Chuan revitaliza o corpo e serena a mente, despertando a espiritualidade. O Tai Chi Chuan transforma a respiração, preserva a juventude e prolonga a vida.O Tai Chi Chuan é uma prática que desperta o Amor, levando a humanidade a uma maior união e a verdadeira paz.”